Austrália e Reino Unido realizam competição para promover o Cricket no DF
| Oda Paula Fernandes
O tradicional campeonato internacional de cricket entre Austrália e Reino Unido é inspiração para o Jogo dos Embaixadores, em Brasília, realizado nesse sábado (19), no Clube Nipo Brasileiro. Mais uma vez a Austrália ficou com o troféu, acumulando então dez dos 16 títulos disputados. Esta “competição”, de jogo único, é uma das ações desenvolvidas pela Associação Brasiliense e Cricket e pela Federação deste esporte, para promover o “jogo dos ingleses” no Brasil. Os dois times, inglês e australiano, trouxeram para o Distrito Federal jogadores de Minas Gerais e São Paulo.
Depois da competição, na residência oficial do embaixador da Austrália no Brasil, John Richardson, jogadores e admiradores prestigiaram um jantar de galam Durante o evento, houve sorteio de bolas de cricket para os presentes. A entrega foi feita pelo próprio diplomata australiano.
Era ainda 1800 quando surgiu os jogos de criket no Brasil. Isso porque naquela época havia britânicos, ou descendentes na cidade maravilhosa, no Rio de Janeiro. Poucos tinham interesse em atividade esportiva e apenas seis décadas mais tarde alguns clubes estavam em operação. Os mais significativos eram o britânico CC, Rio British CC e o British and American Club. Os espaços eram improvisados e os jogos se limitavam ao ar livre.
Hoje, a história desse esporte europeu já é bem diferente. Há competições interestaduais e internacionais de clubes espalhados pelo Brasil a fora. Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Recife entre outros estados e Distrito Federal (DF) promovem campeonatos. E neste fim de semana houve, na capital federal, o Jogo dos Embaixadores. “Essa competição é para promover o esporte em todo Brasil. Hoje tem jogadores de outros estados, como Minas gerais que tem mais de 1.200 jogadores de cricket só em Poços de Caldas”, conta o australiano e diretor na Associação Brasiliense de Cricket, Vincent Bastick.