Cerca de oitenta e um alunos da rede pública brasileira participam, de 26 de maio a 4 de junho, do programa de imersão em inglês “English Immersion Program – EIP”, patrocinado pela Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil. Devido à pandemia do Covid-19, a programação não acontece em Brasília, como acontece desde 2007, mas sim em versão on-line com uma programação especialmente preparada pela Embaixada dos EUA no Brasil.
O embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, participou da cerimônia virtual de abertura e disse: “Uma das melhores maneiras de aprender um idioma é por imersão. Este programa oferecerá essa oportunidade a 81 estudantes de todas as regiões do Brasil. É nossa esperança que nosso Programa de Imersão em Inglês leve a um nível aprimorado de inglês e abra portas para oportunidades futuras para todos os que participam”.
Nessa décima terceira edição do programa, todos os estados brasileiros e o Distrito Federal estarão representados para uma imersão de 10 dias na cultura norte-americana e muita prática do inglês. A programação inclui atividades interativas, jogos, palestras, rodas de debate sobre temas relacionados à cultura e sociedade norte-americana e oficinas sobre liderança jovem, empreendedorismo e impacto social.
Para que todos os participantes possam ter uma experiência real durante o programa, a Embaixada dos EUA enviou um kit com um computador pessoal Chrome Book, um cartão para acesso à internet por 30 dias, um cartão-presente da Netflix para 30 dias, mix para panqueca e brownie para as sessões de culinária, doces, pipoca, e vários itens promocionais do programa como: camiseta, caderno, mochila.
O EIP é um programa de imersão em inglês oferecido aos estudantes que foram semi-finalistas na seleção do Jovens Embaixadores. Durante uma semana, os estudantes participam de palestras e atividades culturais em inglês, fazendo com que sintam como se estivessem nos EUA. Em 2014, 130 jovens serão recebidos nos Centros-Binacionais de Belém e Londrina.