Hoje russo é falado por 146 milhões de cidadãos da Rússia e mais 127 milhões pessoas no exterior, ocupando a 6ª posição na lista das línguas mais faladas do mundo. Mais de 18 milhões de pessoas estão aprendendo russo em todo o mundo.
O idioma é atualmente uma das seis línguas oficiais da Organização das Nações Unidas, sendo tambem a língua oficial ou de trabalho de múltiplos organismos internacionais: OCX, OSCE, CEI, União Económica Eurasiática e outros. Também é um dos idiomas oficiais da Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Uzbequistão e outros países.
Por conta da grande influência da União Soviética e Rússia nas ciências, uma grande quantidade de textos científicos é encontrada em russo. Mais de um quarto da literatura científica do mundo é publicada neste idioma. Atualmente russo é a segunda língua mais popular da Internet. O russo também é um idioma de referência no mundo dos sistemas de comunicação mundiais (transmissões, comunicação aeroespacial, etc.).
A literatura russa é particularmente rica e inclui célebres escritores de diversos períodos, como Alexandre Pushkin, Nikolai Gogol, Fiodor Dostoiévski, Liev Tolstói, Anton Tchekhov, Máximo Gorki, Vladimir Maiakovski e Boris Pasternak.