O Grupo da América Latina e Caribe (GRULAC), um dos cinco Grupos regionais das Nações Unidas realiza, entre os dias 4 e 13 de agosto, a quinta edição da Mostra de Cinema Latino-americano e Caribenho. O evento será realizado no Cine Brasília, na EQS Sul 106/107 – Asa Sul, com entrada franca e aberto ao público. Este ano, a mostra, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, comemora Brasília como Capital Ibero-Americana das Culturas e, pela primeira vez, Brasil fará parte. Espanha e Portugal são convidados especiais.
A mostra de cinema do GRULAC, que se encontra sob a coordenação da embaixada de Barbados, busca trazer uma experiência única para brasileiros que estejam interessados em conhecer a cultura dos seus países vizinhos, dando visibilidade ao trabalho de cineastas latino-americanos e caribenhos. Os filmes escolhidos trazem uma variedade de gêneros para o público tal como drama, comédia e histórias reais.
O filme de abertura da mostra este ano é “Como agua para chocolate (1992)” do México, baseado no livro de mesmo nome da escritora e nova embaixadora do México no Brasil, Laura Esquivel. O filme venceu nas categorias de melhor atriz (Lumi Cavazos) e melhor atriz coadjuvante (Claudette Maillé) no Festival de Gramado em 1993.
Filme panamenho é destaque – A embaixada do Panamá estará apresentando o filme “DONAIRE e ESPLENDOR” uma comedia romântica do diretor panamenho Arturo Montenegro. O filme estará legendado em português e será exibido na segunda-feira, 08 de agosto, as 18h30.
A programação conta com 18 países incluindo Argentina, Barbados, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. Além dos convidados especiais deste ano: Espanha e Portugal. O GRULAC em Brasília reúne as 18 embaixadas dos países da América Latina e Caribe credenciados ao Governo do Brasil. É presidido, para o período 2022-2023, pela Embaixadora de Barbados, Tonika Sealy[1]Thompson. As seções culturais das Embaixadas da América Latina e do Caribe participam da organização desta exposição.