“A Ikebana unindo continentes” é o tema da 34ª exposição anual Ikebana Sogetsu Brasília que pode ser vista até este domingo (17), no CasaPark Shopping Center. Durante quatro dias, o público está podendo conferir a exposição inspirada na tradicional arte floral japonesa e participar de workshops gratuitos que ensinam técnicas de arranjos florais, caligrafia, desenho e pintura. A mostra foi aberta quinta-feira, 14, pelo embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada.
São 28 expositores da cidade que apresentarão 40 trabalhos feitos com flores e folhagens produzidas ou comercializadas no Distrito Federal. A mostra conta ainda com cinco grandes instalações representando os continentes com materiais de várias procedências. Durante o período do evento acontecem workshops de arranjos florais, de desenho e pintura abertos ao público e gratuitos, mas sujeitos à disponibilidade de vagas.
Utilizando materiais brasileiros e japoneses, a exposição demonstra, segundo o embaixador Yamada, a importância do intercâmbio cultural. “Para criar as peças, houve uma fusão da cultura japonesa com a beleza natural do Brasil, uma fusão que pode ser descrita como unindo os continentes”, discursou o diplomata que lembrou ser a Ikebana uma arte apreciada em todo o mundo. “Espero que cada vez mais pessoas se familiarizem com a cultura japonesa”, comentou.
Zilá da Costa Raymundo, presidente a presidente da Ikebana Sogetsu de Brasília, explicou que aprimavera em Brasília é tempo de ver a chuva cair, do verde cobrir os gramados, de compartilhar a beleza das flores e renovar as esperanças. A mostra apresentará as obras feitas por professores e alunos da Escola Sogetsu, com sede em Tóquio (Japão), e representa uma linha moderna da arte da ikebana.
A presidente da escola ressalta que os artistas de Ikebana, procuram materiais diversos – caules, folhas, troncos e com destaque para as flores – para criar verdadeiras esculturas vivas, que embora efêmeras, são marcantes pela originalidade, beleza e simplicidade.
Workshops gratuitos – Ao longo do período da mostra, o Ikebana Sogetsu Brasilia Branch realizará workshops para ensinar não só sobre a ikebana, mas também sobre outras artes japoneses, como a Sumiê, a Shodô e a Etegami, que abordam as técnicas da pintura, do desenho e da caligrafia. Com entrada gratuita e livre para todos os públicos, a mostra abre na quinta, 14, das 18h às 22h, na sexta e no sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 12h às 20h. O Casapark fica no SGCV Lote 22, Park Sul – Brasília. Telefone: (61) 3403-5300.