• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
segunda-feira, 12 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Eventos

33° Cúpula do Bahrein reúne embaixadores em jantar na sede diplomática do Bahrein

18 de maio de 2024
em Eventos
Tempo de Leitura: 5 mins
0

Embaixador Bader Alhelaibi discursou sobre a importância do evento, o mais importante da Liga Árabe. Uma mensagem de paz, solidariedade, esperança e otimismo para os povos árabes é, segundo ele, o que será transmitido.

A Embaixada do Bahrein no Brasil promoveu, na quinta-feira (16), em Brasília, um jantar por ocasião da 33° Cúpula do Bahrein, a primeira a ser hospedada pelo Reino em sua capital, a cidade de Manama. A agenda da Cúpula é refletir as circunstâncias excepcionais pelas quais a questão palestina está passando atualmente, vinculadas aos últimos acontecimentos desde 07 de outubro de 2023, que reafirmam a centralidade da causa palestina como um fator chave de paz e estabilidade na região.

Embaixador Bader Alhelaibi

O embaixador Bader Alhelaibi informou que a Cúpula coincidiu com o jubileu de prata de Sua Majestade o Grande Rei do Bahrein, que Deus o abençoe e lhe conceda a paz nas rédeas do poder. “A organização deste evento, o mais importante ao nível da Liga Árabe, reflete todo o orgulho do Reino do Bahrein, da sua liderança e do seu povo na sua autêntica filiação árabe, estabelecida ao longo de muitos séculos’, discursou

Segundo Alhelaibi, a Cúpula do Bahrein traz uma mensagem de paz, solidariedade e energia de esperança e otimismo para os povos árabes, a autêntica identidade árabe e as tradições antigas são a base do renascimento e unidade. “Uma paz justa e abrangente é uma escolha estratégica que visa preservar a segurança nacional árabe, para que todos possam desfrutar de estabilidade e prosperidade”.

Alhelaibi enfatizou que: “a causa palestina é o cerne do conflito no Médio Oriente e a primeira questão central, e o Reino do Bahrein, sob a liderança de Sua Majestade o Grande Rei e com o apoio e acompanhamento de Sua Alteza Real o Príncipe Herdeiro e Primeiro-Ministro, está envidando esforços para apoiar causas árabes justas”.

A Declaração do Bahrein fez um apelo pela realização de uma conferência internacional de paz e tomada de medidas irreversíveis referentes à solução de dois Estados, apelando à comunidade internacional para a saída de Israel dos territórios árabes ocupados em 1967 e à necessidade da retirada israelita de Gaza e o fim do cerco à Faixa de Gaza. A declaração também condenou Israel por impedir o cessar-fogo e seu controle da passagem de Rafah, fechando o cerco à Faixa de Gaza.

O embaixador barenita finalizou sua fala afirmando que os resultados da Cúpula e da Declaração do Bahrein após a reunião dos líderes “reforçam a importância da ação árabe conjunta, do desenvolvimento de seus mecanismos e da continuidade da coordenação entre os nossos países a todos os níveis, a fim de unificar visões, enfrentar ameaças comuns e alcançar segurança, estabilidade e desenvolvimento na região”.

Embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben

O Embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, afirmou que a Cúpula aconteceu em um momento oportuno, contribuindo para as questões árabes de uma forma bastante eficiente, principalmente no que diz respeito à causa palestina. Parabenizou também o Bahrein pelo seu Jubileu de Prata.

“Os líderes árabes discutiram todas as questões com responsabilidade, transparência e perspicácia. A importância desta Cúpula reside no fato de ter sido realizada e concluída em tempo recorde, o que se deve ao bom serviço e gestão de uma equipe profissional no fraterno Bahrein”, falou Alzeben.

Soma-se a isto a sensibilidade das circunstâncias excepcionais que a região atravessa e os perigos que cercam os nossos países árabes, a fim de garantir a segurança hídrica e alimentar, a liberdade de navegação e a cooperação e segurança contra o crime organizado, o terrorismo e outras questões.

Falou também que as decisões da cúpula foram claras na condenação e no fim da agressão e da violência e exigiram uma solução política que foi adotada por todas as Cúpulas. “As Cúpulas árabes exigiram uma solução de dois estados em conformidade com o direito internacional”, sublinhou o diplomata palestino.

O Embaixador da Liga Árabe, Qais Shqair, não pode comparecer ao evento, mas compartilhou com os presentes o seu discurso, no qual citou alguns dos resultados da reunião da Cúpula Árabe, sediada pelo Reino irmão do Bahrein. “Como foi a primeira vez que o Reino irmão do Bahrein sedia a Cúpula, o país se empenhou para que os resultados da reunião reflitam o contexto político atual e as circunstâncias excepcionais decorrentes da guerra de Israel na Faixa de Gaza”, disse.

“Assim, a Cúpula fez o diagnóstico dessa situação em suas decisões, enfatizando a necessidade de intervenção da comunidade internacional para a cessação duradoura da agressão israelense na Faixa de Gaza e permitir a entrada imediata de ajuda humanitária à sua população civil indefesa sem nenhum entrave. Além disso, fez apelo para um esforço diplomático que conduza a restaurar o caminho da negociação para alcançar a paz desejada e levar ao estabelecimento de um Estado palestino independente”, prosseguiu Qais.

O Secretário para Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, Sergio Sobral Duarte, na oportunidade, agradeceu as inúmeras expressões de solidariedade recebidas dos países árabes por conta das inundações no Rio Grande do Sul. “É para nós um reconforto receber essas palavras de solidariedade neste momento”.

Reiterou também a solidariedade brasileira para com o povo palestino e por todo o sofrimento em Gaza, onde o Brasil já se manifestou várias vezes em favor do cessar-fogo, em favor da libertação dos reféns, e em favor da retomada do processo de paz.

Segundo Sobral, “os resultados da Cúpula demonstram justamente essa disposição de paz com base no plano árabe e de uma convocação de uma conferência internacional de paz. Reflete também a Liga Árabe, assim como de diversos estados que são a favor da criação do Estado da Palestina”.

Fotos: Embaixada do Bahrein

Tags: Bader Abbas AlhelaibiBahreincúpulaEMBAIXADORESJantarLiga árabe
Notícia Anterior

Embaixador da China e presidente do STF debatem o combate à pobreza e desafios comuns entre os países

Próxima Notícia

Poloneses celebram o aniversário da Constituição de 1791

Notícias Relacionadas

Eventos

Dia de festa da música ucraniana em São Paulo

11 de maio de 2025
Eventos

Paquistão: Embaixador comemora a data nacional destacando laços diplomáticos com o Brasil o progresso do país

8 de maio de 2025
Eventos

Acordo Emirados-Mercosul deve sair neste semestre

5 de maio de 2025
Próxima Notícia

Poloneses celebram o aniversário da Constituição de 1791

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In