Neste sábado (28/05), o Paquistão comemora 24 anos de Autodefesa no aniversário dos primeiros testes nucleares da história do país. Também conhecida como “Youm-e-Takbeer”, a data de importância nacional que serve como um lembrete sincero do desejo de paz do Paquistão, bem como da determinação inabalável da nação de defender sua integridade territorial, soberania e independência.
Em 28 de maio de 1998, apesar de uma tremenda pressão internacional, o Paquistão testou seus dispositivos nucleares. A explosão da bomba nuclear na Índia em 1974, as explosões subsequentes de 1998 foram os fatores mais críticos. Mas a perda do Paquistão Oriental, a contínua intransigência indiana e sua ocupação rastejante de território na Caxemira criaram um ambiente de medo e insegurança para o Paquistão, o que os forçou a desenvolver um programa de armas nucleares para desencorajar mais beligerância indiana.
O Paquistão está garantindo a segurança de sua nação com as maiores restrições e responsabilidade. O Paquistão tem contribuído ativamente para os esforços internacionais para fortalecer as normas globais sobre controle de armas, não proliferação e desarmamento e segue os mais recentes padrões internacionais sobre controles de exportação, segurança nuclear e proteção em nível nacional.
Youm-e-Takbeer, também conhecido como o Dia Nacional da Ciência, é comemorado porque neste dia, o Paquistão demonstrou com sucesso sua capacidade científica e trouxe estabilidade à região. Nação saúda os indivíduos, o segmento militar e político que suportaram as pressões internacionais para tornar invencível a defesa nacional. O Paquistão se orgulha de ter alcançado essa capacidade.
Com informações da embaixada do Paquistão