A celebração do Ano Novo Chinês é o evento mais importante para o povo natural desse país asiático, não somente em sua terra natal, mas também mundo afora. Também conhecida como Festa da Primavera, a solenidade é celebrada com diversas manifestações culturais. A dois dias da data, o governo da China cancelou os eventos no país por causa do surto do Coronavírus. No entanto, os festejos acontecem em diversas partes do mundo.
O Ano Novo Chinês está sendo comemorado em cinco Chinatowns ; em Liverpool (Reino Unido), em San Francisco (EUA), em Yokohama (Japão), em Melbourne (Austrália) e em Montreal (Canadá).
Chinatown San Francisco (USA)
No Brasil, a data já foi comemorada no Recife, no dia 22 de janeiro, e será comemorada em Curitiba e Foz do Iguaçu com apresentações culturais neste final de semana. Segundo o ministro conselheiro de assuntos culturais da embaixada, Shu Jianping, essas três cidades receberão as atrações que contam com demonstrações de artes marciais dos monges guerreiros do Templo Shaolin e de dançarinos da Companhia de Música e Dança de Zhengzhou.
Data importante – Segundo Jianping , a companhia chinesa viaja em turnê internacional com 17 artistas. De acordo com o ministro, o Ano Novo chinês é a maior festa, não só para os chineses que estão na China, mas em todo o mundo. Em 2019, a data foi comemorada em mais de 500 cidades, em 140 países.
“Os laços econômicos entre Brasil e China são muito fortes. Tendo em conta o tamanho dos nossos dois países, eu acho que o conhecimento mútuo ainda não é o suficiente. A realização desse tipo de evento vai ajudar a conhecer mais a cultura da China e, ao mesmo tempo, vai contribuir para dar visibilidade do Brasil na China”, explicou o Shu Jianping. Para ele, é essencial que esse tipo de evento seja realizado em outros países, como no Brasil.
Agenda – A Companhia Artística e Cultural da Província de Henan, da China, se apresentará no sábado (25), em Foz do Iguaçu, na Praça da Paz, a partir das 19h. Na capital, a atração será realizada no domingo (26), no Memorial de Curitiba, às 17h. Será a primeira vez que as duas cidade celebram o Ano Novo Chinês com apresentação cultural gratuita de danças e artes marciais.
Monges guerreiros do Templo Shaolin
História – Cada Ano Novo Chinês é representado por um animal do horóscopo da China e 2020 é o ano do rato que , segundo a tradição, traz fortuna, amor e novas oportunidades. A comemoração possui algumas tradições, como os envelopes vermelhos em que os chineses presenteiam uns aos outros com dinheiro. Com cultura milenar e seguindo o calendário lunar, os chineses comemoraram a data, normalmente, no final de janeiro ou começo de fevereiro. Normalmente as comemorações se dividem em três partes e duram três semanas: o Pequeno Ano (momento de preparação), o Festival da Primavera (de 25 de janeiro a 4 de fevereiro) e o icônico Festival de Lanternas (8 de fevereiro).